As provas do Enem e dos vestibulares exigem uma preparação de excelência, que tenha uma visão holística em relação ao processo de aprendizagem.

É necessária uma preocupação não apenas com o estudo, mas também com o estado socioemocional dos alunos. Pensando nisso, o Ao Cubo criou o Projeto Semáforo: um encontro com a direção e a coordenação sobre a reta final que antecede os vestibulares. Nesse momento de parar, focar e seguir, os estudantes puderam conversar, de forma leve, sobre os sentimentos comuns que marcam a vida de todo vestibulando, sendo cuidadosamente ouvidos e devidamente orientados pelos professores.

Já a Raiz Educação, com a melhor estratégia de testagem em mente, produziu três simulados TRI. As avaliações apresentavam o mesmo modelo de questões e correção do Enem, para garantir uma avaliação de conhecimento infalível aos alunos da 2ª e da 3ª séries do Ensino Médio e do curso pré-vestibular.

Além disso, é importante também um bom aproveitamento do tempo. Por esse motivo, foi produzido o Guia de Férias Ao Cubo: um conjunto de orientações e algumas tarefas fundamentais para as duas semanas de recesso de meio de ano. Momento de descansar, claro! Mas por que não valer-se desse período para, em paralelo, revisar conteúdos e fazer algumas provas e redações atrasadas?

O método de transmissão de conteúdos acadêmicos deve, ainda, apresentar inovações, a fim de se aproximar dos interesses e dos hábitos dos jovens. Nesse sentido, focando na produção textual do Enem, a equipe de Redação do Ao Cubo criou um projeto de repertório sociocultural, um elemento significativo na nota final. Pelo app Layers, os alunos recebiam, semanalmente, uma seleção de links com notícias importantes, textos interessantes, indicações de podcasts, filmes, séries e muito mais! Já em relação às plataformas digitais usadas pelos estudantes, foi transmitida uma live especial pelo Instagram, em que os professores Sandro Curió, de Matemática, e Juliana Couto, de História, em conjunto com o coordenador acadêmico Marcos Machado e o diretor operacional Rodrigo Reis analisaram os segredos do vestibular da PUC. A transmissão fez parte do Passaporte PUC: um programa especial com a melhor preparação específica para as provas da instituição!

O objetivo é ensinar, o que também pode ser feito através de conteúdos e veículos do gosto dos vestibulandos!