Olimpíadas Científicas: o que são e por que é importante participar

A cada quatro anos, o mundo se reúne para competir em diferentes modalidades esportivas  durante as Olimpíadas. Esse evento esportivo começou na Grécia em  776 a.C para homenagear Zeus,  deus supremo na mitologia grega. Os jogos propiciavam trégua entre as cidades, que viviam em conflito, nas disputas  que aconteciam na cidade de Olímpia – daí a razão do seu nome.

Na modernidade, as Olimpíadas tiveram a sua origem em 1896 e, em um primeiro momento, a tradição de ser disputada na Grécia foi mantida. Catorze países participaram desse evento, e as competições esportivas eram atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica, halterofilismo, luta, natação e tênis.

Mas não é só no esporte que são realizadas  Olimpíadas. Há disputas no âmbito do conhecimento que reúnem alunos e escolas no Brasil e no mundo: as Olimpíadas Científicas. Neste post falaremos mais sobre esse evento e sua importância para a formação acadêmica. 

  1. O que são olimpíadas científicas
  2. Qual a importância das olimpíadas científicas
  3. Quais são as olimpíadas científicas
  4. Como funcionam as olimpíadas científicas
  5. Como se preparar para as olimpíadas científicas

O que são olímpiadas científicas

Como mencionamos  anteriormente, as Olimpíadas Científicas tiveram como principal inspiração o evento esportivo mundial que acontece a cada quatro anos, só que são voltadas para a área do conhecimento. O objetivo delas é promover os mais diversos estudos nos mais variados campos. Normalmente,  as competições acontecem por meio de provas ou apresentações de projetos.  

As Olimpíadas Científicas, no começo, eram sediadas na Hungria e a área do conhecimento principal era a Matemática – não por acaso  as Olimpíadas de Matemática são as mais conhecidas. Hoje, outros campos como  Biologia, Física, Astronomia, Química, Robótica e Geografia ganharam seu devido reconhecimento e espaço. 

A maioria dos competidores das Olimpíadas são alunos do Ensino Fundamental e Médio, mas, em alguns casos, também podem se inscrever universitários que estejam no primeiro ano de seus cursos. Assim como nas olimpíadas esportivas, os vencedores ganham medalhas e premiações especiais.

As primeiras Olimpíadas Científicas brasileiras aconteceram em 1979, mas foi a partir de 1996 que elas ganharam  popularidade, com a criação da Olimpíada Brasileira de Química. Em 2002, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) passou a apoiar oficialmente esses eventos, por meio de editais públicos.

Qual a importância das olimpíadas científicas

Além de ser um impulsionador para o desenvolvimento da capacidade intelectual, as olimpíadas científicas também contribuem para outros importantes aspectos que podem se tornar grandes diferenciais na vida do aluno:

  • O  estudante pode  ter o seu primeiro contato com grandes universidades, que geralmente participam desses eventos.

  • O desempenho escolar melhora significativamente, já que há uma maior dedicação e aprofundamento nos estudos.

  • O raciocínio lógico também é bastante trabalhado, tornando o aluno mais ágil e criativo para a resolução de problemas.

  • As provas das olimpíadas escolares contribuem com a  preparação para o vestibular, pois estimulam a resolução de exercícios e o controle do tempo das avaliações. 

  • As olimpíadas científicas ajudam em  processos seletivos em universidades no exterior, uma vez que as instituições de ensino estrangeiras valorizam muito essas atividades extracurriculares.

  • O aluno entende melhor  o processo de pesquisa, investigação e análise de dados.

  • Com o devido apoio da escola, o estudante aprende a  lidar com certa  pressão, o que é inerente ao vestibular e ao mercado de trabalho. 

Quais são as olimpíadas científicas

Desde 1979, o número de olimpíadas científicas brasileiras  só tem crescido. Confira os  principais eventos no país hoje: 

  • Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP): destinada tanto às escolas públicas quanto às privadas, esta olimpíada é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

  • Olimpíada Brasileira de Química (OBQ): esta  competição, de que podem participar os alunos dos  ensinos  Médio e Técnico, é realizada por meio de prova, com duração de quatro horas, com questões objetivas e analítico-expositivas.

  • Olimpíada Brasileira de Física (OBF): podem competir alunos do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio. A prova conta com questões objetivas e dissertativas e uma etapa experimental.

  • Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR): podem fazer parte dela os alunos dos  ensinos  Fundamental, Médio e Técnico, sendo considerada uma das maiores em seu campo.

  • Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA): também podem participar os estudantes do Fundamental, Médio e Técnico, com  questões de múltipla escolha relacionadas à astronomia e à astronáutica.

  • Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB): nesta olimpíada os alunos do Ensino Médio regular respondem  também a perguntas de  múltipla escolha.

  • Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB): destinada aos estudantes dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio, essa competição é realizada em  seis etapas. Cada uma delas pode ter duração de uma semana, durante as quais o aluno precisa responder a questões de múltipla escolha, participar de debates e desafios, sob a orientação dos professores.

  • Olimpíada de Língua Portuguesa: o concurso, que tem como propósito estimular o aperfeiçoamento do ensino, da leitura e da escrita, pode ser feito tanto por alunos do 5º ano do Ensino Médio à 3ª série do Ensino Médio, quanto por professores de Língua Portuguesa.

  • Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG): por meio de uma prova que deve ser feita em quatro fases, os alunos classificados têm a oportunidade de participar de eventos internacionais da área.

Como funcionam as olimpíadas científicas

As olimpíadas científicas são, geralmente, competições escolares realizadas, em média, a cada ano. As disputas variam de acordo com o seu propósito, podendo ser uma prova, um debate, uma apresentação de projeto, entre outras modalidades.

Em relação à inscrição, cabe à instituição promotora decidir os critérios, mas, na maioria das vezes, é a  escola que faz o cadastro. As premiações são variadas, incluindo também medalhas e o ingresso do aluno ou da equipe em competições internacionais para representar o Brasil.

Como se preparar para as olimpíadas científicas

Nós, do Ao Cubo, temos tradição na participação de diferentes olimpíadas do conhecimento, sempre com excelentes resultados. Em 2022, por exemplo, entre outras disputas, o colégio teve 15 alunos premiados na Olimpíada Brasileira de Geografia, 31 medalhistas na Olimpíada Canguru, de Matemática, e 6 medalhistas na OBMEP, maior competição dessa disciplina no Brasil. 

Por meio desse programa trabalhamos não só o conhecimento e o lado intelectual, para tornar o aluno mais analítico diante dos desafios das competições, mas também, incluímos a prática de jogos como o xadrez e sudoku para exercitar o raciocínio lógico.

Tudo isso só foi possível graças à excelência de ensino no dia a dia da escola e a um projeto acadêmico chamado “Turbina Olímpica”. Nesse programa, há aulas especiais dadas por professores especialistas, palestras, brindes, simulados e atividades lúdicas e integrativas que estimulam o trabalho colaborativo e em equipe.

Quer mais informações sobre  como preparamos nossos alunos para as olimpíadas do conhecimento? Agende uma visita conosco que teremos a maior satisfação em apresentar para você!

Novidades do blog:

Hábito de leitura: qual a importância e como incentivar os alunos?

Hábito de leitura: qual a importância e como incentivar os alunos?

Para que a escola seja, efetivamente, formadora de sujeitos críticos que atuarão ativamente na sociedade, a temática acerca da importância…
Olimpíadas Científicas: o que são e por que é importante participar

Olimpíadas Científicas: o que são e por que é importante participar

A cada quatro anos, o mundo se reúne para competir em diferentes modalidades esportivas  durante as Olimpíadas. Esse evento esportivo começou…
Itinerários formativos do Novo Ensino Médio: o que são e como funcionam

Itinerários formativos do Novo Ensino Médio: o que são e como funcionam

A educação precisa estar em constante atualização para acompanhar as transformações da sociedade. Embora esteja sendo alvo de uma grande…