A criatividade pedagógica é uma das marcas do Ao Cubo. Seja nas aulas, seja nas avaliações, professores e estudantes vivenciam experiências acadêmicas diferenciadas, que permitem um aprendizado mais lúdico e interessante!

Um exemplo dessa inovação foi o projeto multidisciplinar #AoCuboChallenge, em que os estudantes recriaram, em casa, suas obras de arte famosas prediletas. Essa surpreendente ressignificação de peças clássicas proporcionou um resultado muito divertido.

Além disso, por que não aprender os pontos cardeais (norte, sul, leste e oeste) e os colaterais (noroeste, nordeste, sudeste e sudoeste) na prática? Foi o que aconteceu nas aulas de Geografia durante o primeiro semestre. Nossos alunos saíram da sala e, nas quadras poliesportivas, montaram uma rosa dos ventos a partir de recortes de cartolina colorida e das bússolas de seus celulares. Ao encaixarem as “peças” dos pontos cardeais e colaterais, realizaram uma experiência de localização e orientação alinhada às competências da BNCC. Muito aprendizado em clima de brincadeira.

Se a criatividade marcou presença nas aulas, com as avaliações não poderia ser diferente. Além de testes e provas, nossos alunos participaram, em todas as disciplinas, de atividades formativas. Nessas avaliações, as notas decorrem da aplicação dos conteúdos aprendidos em sala de aula a diferentes tarefas, como a elaboração de mapas mentais, a produção de histórias e desenhos, visitas a Museus virtuais e até a criação de páginas no Instagram. De forma inteligente, aprender fica mais fácil!