Uma das ferramentas usadas para facilitar a transmissão de conteúdos é a variedade no formato do aprendizado dos alunos. Bons exemplos são sair da sala de aula, promover brincadeiras educativas, modelos de avaliação diferenciados e palestras pertinentes à fase acadêmica de cada aluno.

Os alunos que compõem o conselho editorial da Revista Cubista foram convidados a participar de uma visita guiada ao Museu do Samba com a diretora da instituição e neta de Cartola e Dona Zica, além do professor de História Luiz Antonio Simas, que é escritor, sambista e curador da exposição visitada. O passeio foi parte da parceria firmada do Ao Cubo com o projeto EducaSamba e o pré-vestibular social Dona Zica. Outra mostra visitada pelos estudantes do colégio – também curada pelo mestre de História – foi a “Crônicas Cariocas”, no Museu de Arte do Rio (MAR). Na visita, os jovens conheceram uma forma de olhar para um Rio praticado pelos cariocas, fora das caricaturas turísticas que quase sempre se perpetuam no imaginário social, sobretudo fora do subúrbio.

Para os mais novos, pouco antes do recesso de meio de ano, uma surpresa na rotina de aulas: pausa para o queimado! Na unidade do Recreio, alunos, professores e colaboradores garantiram boas risadas – e talvez algumas calorias a menos – brincando da tradicional atividade de infância comum a todos! Outra brincadeira que garantiu uma aprendizagem lúdica foi a dinâmica de coordenadas geográficas em quadra.

Em relação às avaliações, uma nova forma de pontuar: as Atividades Formativas garantem pontos na média final dos alunos com propostas que acompanham os hábitos dos jovens. Como parte disso, já foram criados mapas mentais e perfis educativos no Instagram, produzidas histórias e desenhos e até realizadas visitas a Museus virtuais. Nesse período, duas alunas simularam um debate filosófico no WhatsApp, em que os integrantes do grupo eram os próprios pensadores! Karl Marx, Platão e os sofistas tiveram suas ideologias muito bem explicadas em um formato super moderno!

Outro componente do suporte acadêmico é fornecer ao aluno os recursos necessários à escolha correta de carreira. Muitas são as variantes a serem consideradas neste momento, e estar ao lado do estudante para garantir que ele está trilhando o caminho que deseja é de suma importância! Para isso, os alunos da 2ª série do Ensino Médio contaram com um evento completo de orientação profissional, em que puderam se conhecer melhor para entender que trajetória seguir! O Ao Cubo garante a escolha consciente de carreira e também a aprovação para ela!