O valor do aprendizado socioemocional na escola

A educação socioemocional tornou-se assunto obrigatório nas escolas, nas salas dos professores e também entre responsáveis por crianças e adolescentes. O período de isolamento provocado pela pandemia de Covid-19 escancarou problemas que já existiam há bastante tempo na sociedade. Crises de ansiedade e pânico, comportamentos abusivos na internet, baixa autoestima e insegurança são alguns dos entraves encarados por alunos e suas famílias. 

Para amenizar essas questões e dar ferramentas para que o aluno entenda mais profundamente a si e o seu entorno, o Ao Cubo adota o Programa Raízes, o projeto de educação socioemocional da Raiz Educação. 

Durante todo o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, estudantes do Ao Cubo têm aulas semanais sobre questões que permeiam a vida e o cotidiano deles, possibilitando que se tornem protagonistas da sua jornada escolar. O Programa Raízes é baseado em três pilares fundamentais: desenvolvimento socioemocional, debate e argumentação e autogestão e produtividade.
Neste post, vamos nos aprofundar em cinco tópicos:


1 – Aprendizado socioemocional na escola
2 – Como trabalhar o socioemocional na escola
3 – Qual a importância da educação socioemocional nas escolas?
4 – O que é um programa socioemocional?
5 – Programa socioemocional no Ensino Fundamental Anos Finais do Ao Cubo

Aprendizado socioemocional na escola 

Muito além de ensinar o currículo básico, as escolas têm a missão fundamental de criar cidadãos prontos para viver no mundo. No entanto, estar em sociedade, premissa mais básica da nossa estrutura, não é tarefa fácil. As inseguranças e frustrações fazem parte do processo de aprendizagem e da conquista da maturidade. 

Com essa visão muito evidente, o Ao Cubo se preocupa em trazer um olhar individualizado e subjetivo para a sala de aula. E o aprendizado socioemocional vem por meio da parceria com o Programa Raízes. 

Com aulas regulares na grade horária, os alunos do Ao Cubo recebem um kit com livro, jogo, adesivos e outros itens para que possam usufruir ao máximo de todas as ferramentas necessárias ao desenvolvimento. O resultado disso é uma comunidade escolar mais engajada, coesa e com menos problemas de relacionamento, disciplina e aprendizagem. Isso porque o desenvolvimento socioemocional dos estudantes está diretamente relacionado à sua capacidade de aprender as matérias regulares em sala de aula. 

Como trabalhar o socioemocional na escola 

O aprendizado socioemocional acontece, nas séries do Ao Cubo, de forma muito conectada ao dia a dia do aluno em sala de aula. Em cada série, do Ensino Fundamental Anos Finais até o Ensino Médio, o aluno recebe um kit dedicado para a sua faixa etária. Um jogo desenvolvido pelo Programa Raízes em parceria com um ludólogo, adesivos e um quadro semanal de tarefas são alguns dos itens presentes. 

Além disso, o  estudante recebe o Livro do Aluno, que contém 24 aulas completas sobre os três pilares do Programa Raízes (desenvolvimento emocional, debate e argumentação e autogestão e produtividade). 

Dinâmicas e atividades para conhecer e reconhecer diferentes sentimentos e sensações estão presentes no livro, que ainda conta com consultoria de especialistas para temas como ética, nutrição, comunicação não-violenta e família, e métodos de estudo abordados de forma prática, para que cada um entenda qual é a forma mais adequada para estudar e fixar os conteúdos aprendidos em sala.

Qual a importância da educação socioemocional nas escolas?

Possibilitar que a criança e adolescente tenham um ambiente seguro e acolhedor para falar sobre seus sentimentos, suas frustrações e inseguranças traz benefícios diretos para toda a comunidade escolar. 

O primeiro beneficiado é o aluno, que se torna mais autônomo e consciente de suas próprias habilidades e sentimentos. A família também tem amparo direto do Programa Raízes e é diretamente contemplada pelo projeto. Além de ter uma criança ou adolescente mais seguro em casa, os responsáveis também recebem o Guia da Família. O livro é composto por uma explicação prática do que acontece, semana a semana, em sala de aula. Além disso, existem sugestões de perguntas, dinâmicas, atividades e séries e filmes para assistir sobre cada tema trabalhado. 

Por fim, com um programa socioemocional sólido, os professores têm uma turma mais empática, segura e organizada. E, com isso, a própria escola colhe os frutos de uma aprendizagem socioemocional que abarca todos os membros de sua comunidade. 

O que é um programa socioemocional?

O desenvolvimento socioemocional dos estudantes consiste na criação e ampliação de habilidades sociais e emocionais dos alunos, e é esta a missão de um programa socioemocional completo, como o Programa Raízes. 

Para promover aprendizagem socioemocional, é necessário estimular as seguintes competências:

  • autoconhecimento
  • criatividade
  • empatia
  • resiliência
  • pensamento crítico 
  • colaboração
  • inteligência emocional

No Ao Cubo, o Programa Raízes é o responsável por desenvolver a aprendizagem socioemocional dos alunos do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio. 

Programa socioemocional no Ensino Fundamental Anos Finais do Ao Cubo

No Ensino Fundamental Anos Finais do Ao Cubo, o Programa Raízes mergulha fundo nas habilidades socioemocionais. Nesta etapa, o aluno começa a deixar a infância para trás e a buscar seu lugar em grupos sociais e no mundo. Além de dinâmicas com foco no indivíduo, o aluno é convidado a refletir sobre assuntos diversos nas aulas de debate e argumentação e é apresentado a métodos de estudo e organização.

Nesse segmento, os alunos começam a ter contato direto com aulas feitas por especialistas convidados pelo projeto para tratar de assuntos específicos. O ex-ministro da Educação Renato Janine, a educadora parental Elisama Santos e o publicitário Beto Bigatti são alguns dos nomes que ajudaram a criar o material. 

Além disso, métodos de estudo e organização como Técnica Feynman e Matriz do Tempo são apresentados de forma prática para que cada aluno descubra qual é a melhor forma de estudo para si. 

Como resultado, o adolescente faz a transição para o Ensino Médio consciente de suas características, convicções e habilidades, ainda que sempre disposto e encorajado a transformá-las. 

Tem interesse em saber mais sobre o programa socioemocional do Ao Cubo? 

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