O que é aula de campo e qual a importância no processo de ensino e aprendizagem

Um dos significados de conhecimento encontrado no dicionário é “ação de entender por meio da inteligência, da razão ou da experiência”. Muitas vezes, para que algo seja mais bem compreendido, é preciso que esse aprendizado envolva certa  vivência e, para isso, nada melhor do que as aulas de campo como instrumentos fundamentais na rotina das escolas.

Nas próximas linhas, vamos explicar o que são, exatamente, as aulas de campo e o porquê de elas serem tão importantes no currículo escolar. 

  • O que é aula de campo?
  • Qual a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem?
  • Qual o objetivo de uma aula de campo?
  • Como planejar uma aula de campo?
  • Aula de campo no Ao Cubo: aprendizagem prática que faz a diferença

O que é aula de campo?

As aulas de campo são projetos, exercícios ou atividades que saem da parte teórica da sala de aula para exemplificar um conceito ou propor uma experiência em um ambiente externo. 

Visitas pedagógicas a museus ou parques,  e passeios a locais históricos ou de natureza, por exemplo, podem ser aulas de campo.

Qual a importância da aula de campo no processo de ensino e aprendizagem?

Um dos principais benefícios da aula de campo é a fixação do conteúdo visto em sala de aula. Quando os alunos, por exemplo, estão aprendendo sobre a História imperial brasileira e visitam um museu com uma exposição sobre esse tema,  há um contato com peças e registros da época, o que aciona outras partes da memória, mexe com outros sentidos e cria novos estímulos de aprendizado. 

Graças a essas oportunidades, o aluno não só fará suas próprias descobertas, por meio da observação, tornando-se um indivíduo mais participativo e crítico, mas também poderá aprender novos conteúdos de forma interdisciplinar. Essas atividades tornam  possível unir conhecimentos de várias disciplinas em um só lugar, como em uma excursão, durante a qual os professores de Geografia e Biologia podem propor uma atividade de exploração da natureza.

Qual o objetivo de uma aula de campo?

A aula de campo se torna uma espécie de facilitadora do processo de ensino e aprendizagem. Por meio dessas atividades, o educador apresenta uma nova forma de o aluno concretizar as ideias vistas nos livros.

Estando em um novo ambiente, fora da sala de aula, especialmente nos espaços naturais, crianças e adolescentes poderão, também, ser motivados a desenvolver a consciência socioambiental e despertar um senso maior de cidadania, ao perceberem  que existe um mundo diferente do que ele está acostumado a viver diariamente.

Como planejar uma aula de campo?

O primeiro passo para uma aula de campo de sucesso é fazer, antes, um reconhecimento do local a ser visitado. Essa é uma precaução necessária para evitar imprevistos e contratempos. 

Outro fator que deve ser levado em consideração do porquê fazer uma visita antes de propô-la é poder conhecer cada detalhe desse espaço e preparar um roteiro para aula de campo com mais precisão, para que atenda a todas as dúvidas e questionamentos que surgirão ao longo do dia.

Outros pontos fundamentais para uma boa aula de campo:

  • Estabelecimento de objetivos principais e secundários.
  • Definição de habilidades e competências desenvolvidas. 
  • Planejamento de recursos de retenção de atenção dos estudantes ao longo do evento.
  • Escolha de data do evento, em função da rotina escolar.
  • Determinação de período de inscrição e entrega de autorizações dos responsáveis. 
  • Produção de recursos materiais, como mapas e folhetos de apresentação. 
  • Contratação de visita guiada, quando necessário. 
  • Contratação de transporte, quando necessário. 

Garantir a segurança e o bem-estar dos alunos durante o período da aula de campo é imprescindível.

Aula de campo no Ao Cubo: aprendizagem prática que faz a diferença

Nós, do Ao Cubo, acreditamos que as aulas de campo são componentes significativos para um ensino que traz resultados! Por meio delas, temos uma aprendizagem prática com uma maior conexão entre escola e cotidiano.

Recentemente, o professor Luiz Antonio Simas, de História, realizou uma aula de campo rica em cultura. Alunos e seus responsáveis foram convidados para uma experiência única em um passeio com o mestre por dois importantes bairros do Rio: Tijuca e Botafogo. 

Em uma manhã de sol, conhecimento e diversão, nosso mestre Simas guiou o grupo pelas ruas da Tijuca e falou sobre a história do bairro, com detalhes de cada personagem, nome e local. O início do trajeto foi na Praça Saes Peña. Na sequência, outros locais visitados foram a Praça Afonso Pena, a Paróquia de São Francisco Xavier e a Igreja dos Capuchinhos. E, claro, com muitas informações e curiosidades também sobre as ruas entre cada ponto. Um verdadeiro banho de cultura que transformou o olhar de todos para a Tijuca! Em Botafogo, o passeio percorreu pontos importantes do bairro, como a Casa de Rui Barbosa e a Enseada de Botafogo.

Ao longo do ano letivo, o colégio também organizou visitas a locais como o Museu da República, o Museu do Samba, o Bioparque, o Parque Marapendi e muitos outros. Diversão e aprendizado garantidos.

Quer saber mais sobre nossas aulas de campo em nossa metodologia que vai além de resultados? 

Novidades do blog:

Hábito de leitura: qual a importância e como incentivar os alunos?

Hábito de leitura: qual a importância e como incentivar os alunos?

Para que a escola seja, efetivamente, formadora de sujeitos críticos que atuarão ativamente na sociedade, a temática acerca da importância…
Olimpíadas Científicas: o que são e por que é importante participar

Olimpíadas Científicas: o que são e por que é importante participar

A cada quatro anos, o mundo se reúne para competir em diferentes modalidades esportivas  durante as Olimpíadas. Esse evento esportivo começou…
Itinerários formativos do Novo Ensino Médio: o que são e como funcionam

Itinerários formativos do Novo Ensino Médio: o que são e como funcionam

A educação precisa estar em constante atualização para acompanhar as transformações da sociedade. Embora esteja sendo alvo de uma grande…