Você já deve ter ouvido falar da BNCC e de sua importância para o planejamento pedagógico de uma escola, mas provavelmente não conhece a fundo para entender por que ela é tão imprescindível. Então, neste conteúdo, você descobrirá tudo sobre essa sigla que se tornou uma das peças-chave da educação brasileira.
- O que é a BNCC
- Quais são as competências gerais da BNCC
- O que são as habilidades da BNCC e para que servem
- Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC
- Competências socioemocionais BNCC: quais são e como trabalhar em sala de aula
O que é a BNCC
A Base Nacional Comum Curricular é um documento homologado em 2018, definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996). Primeiramente, os educadores de todo o Brasil debateram quais seriam os critérios para a BNCC Ensino Infantil e BNCC Ensino Fundamental e, mais tarde, para a BNCC Ensino Médio.
Esse documento determina os princípios, as competências e as habilidades que todos os estudantes brasileiros precisam desenvolver durante a sua jornada escolar.
Quais são as competências gerais da BNCC
O documento estabelece 10 competências gerais que o aluno deve alcançar até o final do Ensino Médio. Essas competências servem para uma formação mais integral, que engloba também o lado socioemocional das crianças e dos adolescentes e deveriam ser trabalhadas de forma transdisciplinar, ou seja, associando as aulas já tradicionais da grade curricular.
Mas quais são essas 10 competências da BNCC?
- Conhecimento – aprender e saber utilizar os saberes adquiridos acerca do universo em que vivemos, seja ele físico, social, cultural ou digital, a fim de entender a realidade em que estamos inseridos, tendo a capacidade de esclarecê-la para outros e contribuir para a idealização de uma sociedade mais justa e inclusiva.
- Pensamento científico, crítico e criativo – cultivar a curiosidade intelectual e ser apto a utilizar da ciência para investigar, refletir, analisar e imaginar, criando e testando suas próprias ideias, solucionando problemas.
- Repertório cultural – dar valor e poder aproveitar as várias manifestações artísticas e culturais.
- Comunicação – saber como utilizar as linguagens, sejam elas orais, visuais-motora ou da escrita, assim como outras representações linguísticas que podem vir da arte, da Matemática e da Ciência, para que seja possível expressar e compartilhar o que se pensa e sente.
- Cultura digital – usar e desenvolver tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.
- Trabalho e Projeto de vida – reconhecer a pluralidade de saberes e vivências, a fim de entender as relações do mundo do trabalho e, assim, tomar decisões que estejam de acordo com a cidadania e o seu projeto de vida, de forma livre, autônoma, crítica e responsável.
- Argumentação – desenvolver a capacidade de debater com base em fatos, dados e informações confiáveis para que se possa criar e defender ideias, respeitando os direitos humanos, o pensamento socioambiental e o consumo responsável.
- Autoconhecimento e autocuidado – encontrar um espaço onde se possa conhecer e cuidar de saúde física e mental, entender as próprias emoções e as dos outros e saber como lidar com ambas.
- Empatia e cooperação – promover o respeito ao outro, aos direitos humanos, conseguindo, também, se fazer respeitar, por meio do diálogo, da resolução de conflitos e da colaboração.
- Responsabilidade e cidadania – ter autonomia para tomadas de decisões pessoais e coletivas, levando em consideração a ética, a democracia, a inclusão, a sustentabilidade e a solidariedade.

O que são as habilidades da BNCC e para que servem
Tendo uma compreensão maior das competências da BNCC vamos entender as habilidades da BNCC agora, especificamente, para cada segmento escolar.
- Habilidades da BNCC na Educação Infantil: além das competências levadas em consideração no planejamento pedagógico, é preciso garantir, também, os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Para isso, foram desenvolvidos os seguintes campos de experiências: Eu, o outro e nós; Corpo, gesto e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação e, por fim, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.
- Habilidades da BNCC no Ensino Fundamental: nessa etapa da escolarizacão, o foco são as áreas do conhecimento e os componentes curriculares, que se tornam Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa), Matemática, Ciências da Natureza (Ciências), Ciências Humanas (Geografia e História) e Ensino Religioso (sendo abordado a partir de pressupostos éticos e científicos, por meio dos quais nenhuma crença ou convicção será privilegiada).
- Habilidades da BNCC no Ensino Médio: as áreas do conhecimento continuam sendo o ponto de partida, sendo que agora estão ligadas a Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC
Cada sala de aula tem sua realidade, por isso, o primeiro item da lista é “avaliação”. Fazer um diagnóstico das necessidades que precisam ser atendidas não só pela BNCC, mas também pelos seus alunos é essencial.
Feito isso, é preciso planejar. Quais habilidades os alunos precisam desenvolver, de acordo com o segmento escolar e a faixa etária? Que tipo de abordagem e metodologias seriam mais eficazes para isso? Uma das metodologias que podem ser aplicadas é a elaboração de projetos. Como eles conseguem fluir, de maneira mais natural, por várias áreas do conhecimento, seria uma opção mais prática.
Competências socioemocionais BNCC: quais são e como trabalhar em sala de aula
As competências socioemocionais se fazem presentes nas 10 competências elaboradas pela BNCC e foi determinado que todas as escolas devem abrangê-las em seus currículos.
Segundo a Casel (The Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), respeitada organização internacional sem fins lucrativos, formada por pesquisadores, professores e outros profissionais da educação, para que ocorra a educação socioemocional, é necessário levar em consideração 5 competências que são a autoconsciência, a autogestão, a consciência social, as habilidades de relacionamento e a tomada de decisão responsável.
E como trabalhá-las em sala de aula?
O professor torna-se o mediador, o instrutor e o guia. O desenvolvimento dessas competências acontecerá com naturalidade se o professor:
- apresentar os objetivos de forma a facilitar a compreensão para o aluno;
- explicar de maneira clara e se demonstrar disposto a tirar quaisquer dúvidas;
- motivar a classe a pensar em soluções inovadoras;
- incentivar o sentimento de que os alunos são capazes de realizar a tarefa;
- caso surja uma frustração mediante uma tarefa, ajudar no desenvolvimento do autocontrole e na busca da solução de questões pelo diálogo;
- estimular a colaboração em sala de aula, especialmente nos trabalhos em grupo;
- respeitar as particularidades e as diferenças de cada um e promover esse respeito entre os alunos;
- der apoio e auxílios nos projetos;
- encorajar a busca pelo novo;
- apresentar, também, novos caminhos, mostrando que é possível resolver um problema de várias formas;
- tornar a sala de aula um local de acolhimento e pertencimento;
- estabelecer conexão e demonstrar confiança nos alunos.
Assim, é muito mais fácil desenvolver a formação integral do aluno!
Tem interesse em saber mais sobre o Colégio Ao Cubo e como aplicamos as diretrizes da BNCC na nossa metodologia de ensino?