O que é a BNCC

Você já deve ter ouvido falar da BNCC e de sua importância para o planejamento pedagógico de uma escola, mas provavelmente não conhece a fundo para entender por que ela é tão imprescindível.  Então, neste conteúdo, você descobrirá tudo sobre essa sigla que se tornou uma das peças-chave da educação brasileira.

  1. O que é a BNCC
  2. Quais são as competências gerais da BNCC
  3. O que são as habilidades da BNCC e para que servem
  4. Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC
  5. Competências socioemocionais BNCC: quais são e como trabalhar em sala de aula

O que é a BNCC

A Base Nacional Comum Curricular é um documento homologado em 2018, definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996). Primeiramente, os educadores de todo o Brasil debateram quais seriam os critérios para a BNCC Ensino Infantil e BNCC Ensino Fundamental e, mais tarde, para a BNCC Ensino Médio

Esse documento determina os princípios, as competências e as habilidades que todos os estudantes brasileiros precisam desenvolver durante a sua jornada escolar.

Quais são as competências gerais da BNCC

O documento estabelece 10 competências gerais que o aluno deve alcançar até o final do Ensino Médio. Essas competências  servem para uma formação mais integral, que engloba também o lado socioemocional das crianças e dos adolescentes e deveriam ser trabalhadas de forma transdisciplinar, ou seja, associando as aulas já tradicionais da grade curricular.

Mas quais são essas 10 competências da BNCC?

  1. Conhecimento – aprender e saber utilizar os saberes adquiridos acerca do universo em que vivemos, seja ele físico, social, cultural ou  digital, a fim de entender a realidade em que estamos inseridos, tendo a capacidade de esclarecê-la para outros e contribuir para a idealização de uma sociedade mais justa e inclusiva.

  2. Pensamento científico, crítico e criativo – cultivar a curiosidade intelectual e ser apto a utilizar da ciência para investigar, refletir, analisar e imaginar, criando e testando suas próprias ideias, solucionando problemas. 


  3. Repertório cultural – dar valor e poder aproveitar as várias manifestações artísticas e culturais.


  4. Comunicação – saber como utilizar as linguagens, sejam elas orais, visuais-motora ou  da escrita, assim como outras representações linguísticas que podem vir da arte, da Matemática e da Ciência, para que seja possível  expressar e compartilhar o que se pensa e sente.


  5. Cultura digital – usar e desenvolver tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética.


  6. Trabalho e Projeto de vida – reconhecer a pluralidade de saberes e vivências, a fim de entender as relações do mundo do trabalho e, assim, tomar decisões que estejam de acordo com a cidadania e o seu projeto de vida, de forma livre, autônoma, crítica e responsável.


  7. Argumentação – desenvolver a capacidade de debater com base em fatos, dados e informações confiáveis para que se possa criar e defender ideias, respeitando os direitos humanos, o pensamento socioambiental e o consumo responsável.


  8. Autoconhecimento e autocuidado – encontrar um espaço onde se possa conhecer e cuidar de saúde física e mental, entender as próprias  emoções e as  dos outros e saber como lidar com ambas.


  9. Empatia e cooperação – promover o respeito ao outro, aos direitos humanos, conseguindo, também, se fazer respeitar, por meio do diálogo, da resolução de conflitos e da colaboração. 


  10.  Responsabilidade e cidadania – ter autonomia para tomadas de decisões pessoais e coletivas, levando em consideração a ética, a democracia, a inclusão, a sustentabilidade e a solidariedade.

O que são as habilidades da BNCC e para que servem

Tendo uma compreensão maior das competências da BNCC vamos entender as habilidades da BNCC agora, especificamente, para cada segmento escolar.

  • Habilidades da BNCC na Educação Infantil: além das competências levadas em consideração no planejamento pedagógico, é preciso garantir, também, os direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se. Para isso, foram desenvolvidos os seguintes campos de experiências: Eu, o outro e nós; Corpo, gesto e movimentos; Traços, sons, cores e formas; Escuta, fala, pensamento e imaginação e, por fim, Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

  • Habilidades da BNCC no Ensino Fundamental: nessa etapa da escolarizacão,  o foco são as áreas do conhecimento e os componentes curriculares, que se tornam Linguagens (Língua Portuguesa, Arte, Educação Física e Língua Inglesa), Matemática, Ciências da Natureza (Ciências), Ciências Humanas (Geografia e História) e Ensino Religioso (sendo abordado a partir de pressupostos éticos e científicos, por meio dos quais nenhuma crença ou convicção será privilegiada).

  • Habilidades da BNCC no Ensino Médio: as áreas do conhecimento continuam sendo o ponto de partida, sendo que agora estão ligadas a Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Como elaborar um plano de aula de acordo com a BNCC

Cada sala de aula tem sua realidade, por isso, o primeiro item da lista é “avaliação”. Fazer um diagnóstico das necessidades que precisam ser atendidas não só pela BNCC, mas também pelos seus alunos é essencial.

Feito isso, é preciso planejar. Quais habilidades os alunos precisam desenvolver, de acordo com o segmento escolar e a faixa etária? Que tipo de abordagem e metodologias seriam mais eficazes para isso? Uma das metodologias que podem ser aplicadas é a elaboração de projetos. Como eles conseguem fluir, de maneira mais natural, por várias áreas do conhecimento, seria uma opção mais prática. 

Competências socioemocionais BNCC: quais são e como trabalhar em sala de aula

As competências socioemocionais se fazem presentes nas 10 competências elaboradas pela BNCC e foi determinado que todas as escolas devem abrangê-las em seus currículos. 

Segundo a Casel (The Collaborative for Academic, Social and Emotional Learning), respeitada organização internacional sem fins lucrativos, formada por pesquisadores, professores e outros profissionais da educação, para que ocorra a educação socioemocional, é necessário levar em consideração 5 competências que são a autoconsciência, a autogestão, a consciência social, as habilidades de relacionamento e a tomada de decisão responsável.

E como trabalhá-las em sala de aula?

O professor torna-se o mediador, o instrutor e o guia. O desenvolvimento dessas competências acontecerá com naturalidade se o professor:


  1.  apresentar os objetivos de forma a facilitar a compreensão para o aluno;
  2. explicar de maneira  clara e se demonstrar disposto a tirar quaisquer dúvidas;
  3. motivar a classe a pensar em soluções inovadoras;
  4. incentivar o sentimento de que os alunos são capazes de realizar a tarefa;
  5. caso surja uma frustração mediante uma tarefa, ajudar  no desenvolvimento do autocontrole e na busca da solução de  questões pelo diálogo;
  6. estimular a colaboração em sala de aula, especialmente nos trabalhos em grupo;
  7. respeitar as particularidades e as diferenças de cada um e promover esse respeito entre os alunos;
  8. der  apoio e auxílios nos projetos;
  9. encorajar a busca pelo novo;
  10. apresentar, também, novos caminhos, mostrando que é possível resolver um problema de várias formas;
  11. tornar a sala de aula um local de acolhimento e pertencimento;
  12. estabelecer conexão e demonstrar confiança nos alunos.

Assim, é muito mais fácil desenvolver a formação integral do aluno!

Tem interesse em saber mais sobre o Colégio Ao Cubo e como aplicamos as diretrizes da BNCC na nossa metodologia de ensino? 


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