Hábito de leitura: qual a importância e como incentivar os alunos?

Para que a escola seja, efetivamente, formadora de sujeitos críticos que atuarão ativamente na sociedade, a temática acerca da importância da leitura deve ocupar um espaço significativo nos debates educacionais.

Não é novidade que a leitura traz muitos benefícios ao ser humano, tais como: desenvolvimento do senso crítico, ampliação de vocabulário, capacidade de identificação do lugar de fala dos indivíduos etc. No entanto, uma das inúmeras questões que ainda rodeiam a escola é: como incentivar o aluno a criar o hábito da leitura?

Sem dúvidas, antes de procurar qualquer resposta a essa questão, é importante que se tenha em mente que os nossos adolescentes e as nossas crianças estão, constantemente, em contato com diversos textos nas redes sociais, além de muitos deles já terem o contato com mangá, gibi etc. Sendo assim, a pergunta ganha um tom mais crítico: como incentivar o aluno a ter contato com um rol diversificado de gêneros textuais, para que seja um sujeito pensante, crítico e autônomo? Para isso, como pontapé, torna-se necessário que o ponto de partida do trabalho com a leitura seja o que desperta a atenção dos nossos jovens.

  1. O que é o hábito de leitura?
  2. Como desenvolver o hábito de leitura?
  3. O que a leitura estimula?
  4. Quais são os benefícios do hábito de leitura?
  5. A importância da leitura na escola: como acontece no Ao Cubo?

O que é o hábito de leitura?

Uma pesquisa rápida no dicionário expõe que “hábito” significa: 

 Maneira usual de ser, fazer, sentir; costume, regra, modo.

Maneira permanente ou frequente de comportar-se; mania.

Indo além do significado ao pé da letra, é inegável que a leitura faz parte do dia a dia de todo e qualquer indivíduo. Estamos, a todo momento, lendo rótulos de produtos, notícias, bulas de remédio, receitas culinárias , placas de trânsito etc. 

No universo educacional, o “hábito de leitura” tem seu significado relacionado à quantidade de livros que uma pessoa lê diariamente. Nesse viés, pode-se verificar que essa é uma atividade que pode ser facilmente desenvolvida no ambiente escolar. No entanto, essa não é uma tarefa apenas da escola, ou seja , é imprescindível parceria e incentivo por parte dos responsáveis.

Como desenvolver o hábito de leitura? 

O educador e filósofo Paulo Freire reflete que a “leitura de mundo precede a leitura da palavra”. Nesse sentido, as experiências de cada um são importantes quando se fala sobre leitura, pois atribuímos significado ao texto a depender de muitos fatores, como: idade, gênero, contexto socioeconômico, formação educacional etc. É interessante que as pessoas saibam identificar o tipo de leitura de que gostam (conto de enigma, conto de terror, poemas, biografias, entre outros), assim como temas de interesse e autores. Cada ser tem suas vivências que pautam as suas escolhas, não há uma receita pronta.

No contexto escolar, é necessário que o professor desenvolva a leitura com os alunos, partindo do interesse de cada um. No entanto, torna-se enriquecedora a busca pela ampliação do repertório de textos apresentados em sala de aula. Nesse sentido, deve-se levar em conta o conhecimento com que o aluno chega à escola, mas também proporcionar comparações e contatos com obras até então desconhecidas por ele. De modo concreto, podem ser criados, em contextos específicos, projetos de leitura, cantinho da leitura, diário de leitura, piquenique literário ou até mesmo um clube do livro (on-line ou presencial).

Além disso, é primordial que as Instituições de Ensino promovam a ideia de que o trabalho com a leitura, no ambiente escolar, não se dá de forma segmentada. Todo professor é um professor de leitura, pois trabalha com textos. Um professor de matemática precisa trabalhar a interpretação de problemas matemáticos com os alunos, caso contrário, o aluno não chegará ao cálculo. Em muitos momentos, essa problemática se torna evidente em diferentes disciplinas. Por que não uma parceria com as matérias de Língua Portuguesa e Redação? Dessa forma, a escola trataria a leitura de forma interdisciplinar, e o aluno seria estimulado, constantemente, a ser ativo e interventivo socialmente.

O que a leitura estimula?

O hábito de ler diversos textos estimula a capacidade imaginativa de recriar o mundo, de observar que há diferentes realidades na sociedade, de entender o lugar de fala de cada indivíduo, de promover o respeito à diversidade etc. Além disso, a leitura estimula a aprendizagem, a organização, a ampliação de vocabulário, a criticidade, a compreensão, a capacidade de concentração, a memorização, a reflexão de que há maneiras diferentes de se expressar. Por fim, estimula a construção de pensamentos e de opiniões frente a assuntos diversos.

Quais são os benefícios do hábito de leitura?

São inúmeros os benefícios proporcionados pela leitura diária. Na prática, uma pessoa que lê é convidada, continuadamente, a pensar e a refletir acerca de diversos assuntos. Pensando no contexto escolar, verifica-se que o aluno que tem o hábito de ler diversos gêneros consegue transitar confortavelmente por temáticas diversas e refletir que existem outros mundos, outras culturas, outras perspectivas diferentes das dele. 

Outros aspectos relacionados ao hábito de ler vão ao encontro do controle da ansiedade, do desenvolvimento das habilidades que envolvem a escrita, da capacidade de ler o não dito (as entrelinhas), da capacidade de identificar e combater fake news  etc. Destaca-se, aqui, que o ganho não é individual, isto é, um trabalho com a leitura bem feito possibilita transformação social em diferentes níveis. 

De forma resumida, a leitura proporciona:

  • Reflexão sobre diferentes temas
  • Respeito à diversidade
  • Auxílio no controle da ansiedade
  • Estímulo ao cérebro 
  • Desenvolvimento da criticidade
  • Formação de opinião bem fundamentada
  • Melhora na concentração
  • Ampliação do conhecimento de mundo
  • Estímulo  à capacidade criativa
  • Desenvolvimento das habilidades que envolvem a escrita

A importância da leitura na escola: como acontece no Ao Cubo?

No Colégio Ao Cubo, o trabalho com a leitura tem por objetivo a formação e o desenvolvimento da criticidade do alunado. Nesse sentido, há diversas atividades que proporcionam o contato do estudante com diferentes textos. É interessante salientar que o olhar direcionado ao aluno atravessa os muros da escola, ou seja, o trabalho docente, na Instituição, se pauta na ideia de que o discente é um membro da sociedade e que ele precisa ir sempre em busca de um mundo mais justo e igualitário. 

Diante disso, a Revista Cubista se torna um diferencial. Esse é um periódico de autoria integral dos alunos. Como protagonistas, eles idealizam e executam todos os processos que envolvem a construção de um veículo de informação e lidam com diferentes gêneros textuais no processo da escrita e da leitura. Quem quiser conhecer pode ir às nossas unidades!

Outra marca do Colégio é o Festival Literário. Nesse evento, toda comunidade escolar é convidada a participar de uma mesa de debate e pode refletir acerca de temas relevantes para a sociedade. No Festival, o público é presenteado, ainda, com uma peça teatral e, na parte final do evento, os alunos recebem prêmios por textos e ilustrações produzidos por eles. 

Sendo assim, nas palavras do escritor francês  Daniel Pennac, “O verbo ler não suporta o imperativo”. Isso significa que incentivar é muito diferente de ordenar e de obrigar. Na prática, o que gera resultado é um trabalho que promove reflexão, que é interdisciplinar e que se preocupa com a formação de cidadãos.

Texto elaborado por: Raiane Armando – Coordenadora de Redação do Colégio Ao Cubo

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