Hoje, mais do que nunca, uma escola precisa ser mais do que um ambiente de transmissão de conhecimento. Ela precisa ser um lugar onde crianças e jovens sejam incentivados a explorar ideias e desenvolvê-las.
Um espaço maker oferece justamente essa proposta. Mas o que seria exatamente um espaço maker e por que ele se torna um grande aliado na educação? Vamos descobrir juntos.
- O que é cultura maker na educação
- Espaço maker na escola: o que é e qual a sua importância no aprendizado
- Como criar um espaço maker na escola
- Atividades maker para aplicar em sala de aula
- Sala maker: saiba como funciona no Ao Cubo
O que é a Cultura Maker na educação
A Cultura Maker surgiu no final da década de 60 e voltou a ganhar forma no começo dos anos 2000. Esse movimento defende que, com recursos e informação à disposição, é possível que qualquer pessoa crie suas próprias soluções.
Essa proposta do “aprender fazendo” ganha relevância na área da educação porque contribui para um aprendizado mais significativo. Os alunos criam recursos próprios por meio da construção, da projeção, da prototipagem e da programação.
Espaço maker na escola: o que é e qual a sua importância no aprendizado
O espaço maker é um ambiente personalizado onde os alunos são incentivados a trabalhar a criatividade por meio de atividades e projetos interdisciplinares com uso de ferramentas tecnológicas, objetos recicláveis e outros materiais.
O objetivo é oferecer aos estudantes oportunidades para colaboração, troca de conhecimentos, proatividade e experimentação. O local deve ser acolhedor e colaborativo, estimulando a participação de todos. Dessa maneira, os alunos aparecem como protagonistas na resolução dos problemas, normalmente, baseados em situações do cotidiano.

Como criar um espaço maker na escola
A cultura maker tem 4 pilares em sua essência: criatividade, colaboração, sustentabilidade e escalabilidade. Um espaço maker, dentro de um colégio, precisa seguir esses norteadores para que seja algo real. Mas como aplicá-los na hora de criar uma sala maker?
No quesito criatividade, elementos que incitam a criação de produtos e projetos que tenham esse sentido podem ser uma boa alternativa. Os materiais recicláveis são um exemplo, porque os alunos vão ter que planejar uma nova utilidade para algo que foi criado para um propósito específico.
Já para aumentar a colaboração, mesas amplas que caibam muitas cadeiras para que as crianças e jovens possam estar em grande número ajuda na troca de ideias. O importante na hora de criar um espaço maker é levar em consideração, também, outros aspectos como:
- móveis escolares com possibilidade de locomoção e adaptação a diferentes atividades;
- acomodação para trabalhos que precisam ser feitos em pé;
- lugar próprio e amplo para o armazenamento de equipamentos e materiais;
- piso antiderrapante;
- iluminação apropriada;
- sinalização de s regras de segurança;
- instalação elétrica verificada e revisada.
Atividades maker para aplicar em sala de aula
Na hora de planejar atividades para fazer no espaço maker, é preciso sempre levar em consideração que os alunos serão os impulsionadores do aprendizado, tendo a liberdade para refletir sobre suas hipóteses e testá-las.
Também precisamos ser tão criativos quanto os alunos e não ficar engessados na concepção de que uma atividade maker precisa de equipamentos de tecnologia avançada ou maquinaria para a realização de tarefas da cultura maker.
Tendo isso em mente, vamos apresentar alguns exemplos de atividades maker que podem favorecer a formação intelectual e, por que não, social e emocional do aluno.
Que tal pensar no pilar da sustentabilidade, citado anteriormente, e propor um projeto de criação de produtos ecológicos? Pode ser desde uma peça do vestuário até mesmo um utensílio doméstico. Por exemplo, criar vassouras a partir de garrafas pet para depois serem utilizadas pela equipe de limpeza da escola.
Com o conhecimento em Física podemos usar conceitos como corrente, volts, amperagem, resistores e circuitos elétricos para que os alunos criem suas próprias luminárias, que podem, ainda, aproveitar o aprendizado das aulas de Artes para o design.
Sala maker: saiba como funciona no Ao Cubo
Em todas as nossas unidades, os alunos têm a oportunidade de colocar a mão na massa e colocar em prática suas ideias mirabolantes!
Aqui no Ao Cubo, as salas maker foram preparadas com materiais e equipamentos necessários para que os projetos possam ser desenvolvidos sem impedimentos e, assim, nossos alunos conseguirem pensar em soluções inovadoras para os desafios propostos.
Eles vão encontrar ferramentas para os trabalhos e mesas amplas para que todos dialoguem e deixem a imaginação fluir.
Quer saber mais sobre a cultura maker em nossa metodologia que vai além de resultados?