Competências socioemocionais: o que são e como avaliar as habilidades

Entender suas emoções e aprender como lidar com elas mediante desafios pode ser de grande ajuda para uma criança e um adolescente na sua rotina escolar. 

Para isso é essencial que a escola trabalhe as competências socioemocionais em sala de aula para desenvolver, no aluno, uma inteligência emocional que ajude em sua vivência acadêmica e também na vida pessoal.

  1. O que são competências socioemocionais?
  2. Quais são as competências socioemocionais BNCC
  3. Como desenvolver competências socioemocionais
  4. O que é uma avaliação socioemocional
  5. Qual o objetivo de uma avaliação socioemocional
  6. Atividades socioemocionais: dois exemplos práticos
  7. Por que é importante matricular seu filho em uma escola com desenvolvimento socioemocional?

O que são competências socioemocionais?

As competências socioemocionais são a forma como uma pessoa reage a determinadas situações, através de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos em dois aspectos: emocional e social. 

Você pode estar em dúvida se existe uma diferença entre competência socioemocional e a cognitiva e há sim. No desenvolvimento da competência cognitiva, o foco é a compreensão de um problema e a busca de  uma solução. Por outro lado, o trabalho socioemocional procura voltar a sua atenção para o autoconhecimento do aluno, fazendo com que ele compreenda melhor suas emoções e sua relação com o outro.

Quais são as competências socioemocionais BNCC 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento que tem o aval do Ministério da Educação (MEC), determina que escolas das redes pública e privada passam a ter papel fundamental no desenvolvimento de competências e habilidades de seus alunos.

A BNCC define  também quais competências deveriam se trabalhadas , ao todo, são 10: Conhecimento, Pensamento científico, crítico e criativo, Repertório cultural, Comunicação, Cultura digital, Trabalho e projeto de vida, Argumentação, Autoconhecimento e autocuidado, Empatia e cooperação, Responsabilidade e cidadania.

Como desenvolver competências socioemocionais

O primeiro passo do educador, para ajudar no desenvolvimento de uma habilidade socioemocional, em sala de aula, é fazer com que os alunos entendam o porquê da realização de uma atividade com essa finalidade, que não faz parte do conteúdo que eles já esperam trabalhar em sala de aula, como a Matemática , por exemplo.

Também é muito importante motivar o aluno a fazer a atividade. Pense em formas com as quais  ele tenha uma identificação imediata para que desperte, nele, essa vontade. 

Outro fator essencial é que o educador observe se o aluno começa a se sentir frustrado durante o exercício, afinal ele estará lidando com suas emoções. Nesse momento, o apoio se torna um ponto-chave. 

É esperado que cada aluno responda a atividade de uma maneira diferente. Por isso o professor deverá valorizar essa individualidade e inserir na pauta a importância do respeito pelas diferenças. 

A inovação já faz parte do conteúdo escolar e nada mais natural do que utilizá-la para, além de ter um olhar mais “fora da caixa”, criar também uma oportunidade de conexão, especialmente se a atividade incluir um trabalho em grupo.

O que é uma avaliação socioemocional

Como já citado, as ferramentas do ensino tradicional não são capazes de desenvolver as competências socioemocionais do aluno. Para isso, são necessárias atividades detalhadas e uma observação atenta no dia a dia desse estudante. Diferente de uma prova de Português, em que questões são capazes de avaliar se o aluno absorveu o conhecimento, as competências socioemocionais precisam de uma avaliação mais profunda e detalhada. 

Qual o objetivo de uma avaliação socioemocional

Os objetivos mais comuns da avaliação socioemocional são identificar os gargalos na vida do indivíduo e reduzir as chances de consequências negativas e não intencionais. Através das atividades socioemocionais, a escola consegue trabalhar o desenvolvimento dessas competências de acordo com o resultado das avaliações, estimulando o aluno a respeitar opiniões, fazer amigos, saber lidar com conflitos, adquirir autoconfiança, autonomia e aprender a seguir regras.

Atividades socioemocionais: dois exemplos práticos

Como o objetivo dessas atividades é motivar os alunos no desenvolvimento de suas competências socioemocionais, a simplicidade precisa ser sempre levada em consideração. A seguir damos alguns exemplos de atividades socioemocionais para você entender melhor  como isso pode ser feito na prática.

Pensando nos anseios com o futuro, o professor pode, por exemplo, propor uma atividade onde os alunos escrevem uma lista de sonhos que eles queiram alcançar em curto, médio e longo prazo.

Outra atividade, voltada dessa vez para o trabalho em equipe, poderia ser a criação de um jornal estudantil digital em um blog ou rede social.

Por que é importante matricular seu filho em uma escola com desenvolvimento socioemocional?

A educação tradicional, sozinha, não consegue mais atender às necessidades dos alunos mediante os desafios da atualidade. Além dos conteúdos essenciais, a escola precisa oferecer ferramentas que contemplem a formação socioemocional de nossas crianças e jovens.

Aqui, no Ao Cubo, temos o Programa Raízes, com aulas inseridas na grade curricular para todas as séries visando, justamente, a essa formação. O foco dessas aulas é dividido em duas áreas, que chamamos de Raiz do Autoconhecimento, na qual  através de temas atuais, o aluno é convidado a olhar mais para si, e Raiz do Protagonismo, em que são desenvolvidas habilidades para a autogestão. 

Quer saber mais sobre o trabalho de desenvolvimento de competências socioemocionais no Ao Cubo? 

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