Muito mais que disponibilizar conhecimento para a formação intelectual dos alunos, uma escola deve pensar também em formas que possam contribuir para um desenvolvimento completo de jovens e adolescentes, e isso inclui também outros fatores como concentração, criatividade e até mesmo a coordenação motora.
As atividades extracurriculares ou cursos extracurriculares são um ótimo exemplo de como aulas que vão além da grade curricular tradicional, como o judô, podem se tornar relevantes para uma formação educacional integral.
- O que são atividades extracurriculares?
- Qual a importância das atividades extracurriculares na escola?
- Como escolher atividades extracurriculares?
- Vantagens das atividades extracurriculares para os alunos
- Alguns cursos extracurriculares que podem ser oferecidos nas escolas
O que são atividades extracurriculares?
As atividades extracurriculares são propostas de aulas que não fazem parte do currículo básico escolar, como Matemática, Biologia ou Física, mas que, por ajudarem no processo de aprendizagem, são incluídas como cursos complementares. Ou seja, elas não fazem parte da grade de disciplinas obrigatórias, mas são uma forma de preencher o tempo livre dos alunos, enriquecendo o seu desenvolvimento intelectual, emocional e social.
Essas atividades, normalmente, são feitas fora da sala de aula, em espaços planejados como uma quadra poliesportiva ou uma sala própria para uma oficina de culinária, por exemplo.
Qual a importância das atividades extracurriculares na escola?
Ao oferecer vivências diferentes daquelas esperadas em uma aula tradicional dentro da sala de aula, uma atividade extracurricular traz para o aluno novas oportunidades para melhorar a sua experiência acadêmica e até mesmo lições para levar para fora do ambiente escolar.
Essas práticas, além de contribuírem para pontos importantes para a rotina do aprendizado escolar como concentração, raciocínio lógico, memorização e disciplina, ajudam no desenvolvimento psicomotor e socioemocional e também na interação cultural e social.
Como escolher atividades extracurriculares?
Dois pontos importantes, na hora de decidir qual ou quais atividades são mais adequadas, são a faixa etária e a personalidade do aluno.
Crianças a partir dos 11 anos, que estão saindo do Fundamental I para o Fundamental II, por exemplo, estão no processo do autoconhecimento, por isso têm o perfil para atividades que exigem uma maior autonomia, como aprender a tocar um novo instrumento musical ou robótica.
Para adolescentes que estão ingressando no Ensino Médio e em busca pela aprovação no vestibular, esportes que exigem disciplina e concentração, como o judô, podem contribuir na rotina de estudos.
Na questão da personalidade, pessoas mais extrovertidas e interativas podem gostar de participar de um coral ou ter aulas de dança. Alguém mais introspectivo, por outro lado, pode se identificar com esportes individuais, como o xadrez.
O importante é inserir o aluno em um exercício extracurricular que, além de promover benefícios para sua formação acadêmica e desenvolvimento socioemocional, traga, principalmente, bem-estar e o faça se sentir à vontade e feliz.

Vantagens das atividades extracurriculares para os alunos
A infância e a adolescência são etapas significativas e muito importantes na jornada de formação de uma pessoa. A escola, por sua vez, tem papel fundamental para ser o guia nessa formação e oferecer o suporte que nossas crianças e adolescentes precisam, especialmente se pensarmos em seus futuros.
As atividades extracurriculares conseguem trabalhar aspectos que uma aula tradicional, na qual é passado o conhecimento para o aprendizado acadêmico, não conseguiria, como criatividade, autoconfiança, convívio social, empatia, colaboração, espírito de equipe, entre tantos outros importantes aspectos no desenvolvimento pessoal.
O judô é um exemplo concreto. As aulas dessa arte marcial, criada há mais de 100 anos no Japão, contribuem não só para a coordenação motora, como, também, para agilidade, equilíbrio, capacidade de análise, além de incentivar valores como a paciência, a honestidade, a solidariedade e o respeito.
Alguns cursos extracurriculares que podem ser oferecidos nas escolas
No Ao Cubo as atividades oferecidas visam trabalhar o aspecto socioemocional dos alunos, o que acaba também contribuindo para sua performance escolar.
Aqui as atividades extracurriculares, que acontecem em espaços seguros dentro do ambiente escolar, integram cultura, esporte e saúde ao tempo livre dos(as) alunos(as) e não alunos(as) da escola, pois também abrimos as nossas portas para o público em geral.
Em 2022, foram oferecidas aulas de judô e danças urbanas. O judô conta com a parceria da Cicclo, empresa criada pelo ex-judoca e campeão olímpico Flávio Canto. Os treinos contam com os melhores professores da modalidade e a metodologia de um supercampeão, sendo referência em ensino de judô no Brasil. Os 3 Cs da Cicclo em alusão ao princípio máximo da equipe: Construir, Conquistar e Compartilhar.
Para as aulas de danças urbanas contamos com outro grande parceiro, a Studio Mouvement, também referência em sua modalidade. Essa prática, que inclui estilos como Hip Hop, House Dance, entre outros, alia ganhos na coordenação motora, flexibilidade e condicionamento físico, além de interação cultural e social.
Em 2023, o leque de opções vai aumentar – e muito! Além de judô e danças urbanas, o colégio Ao Cubo firmou uma parceria com o curso de inglês Brasas, com a empresa de orientação vocacional Rumo à Escolha Certa, e ainda terá aulas de teatro, robótica e uma oficina de podcast! Opções para todos os gostos, idades e perfis!
Quer saber mais sobre como as atividades extracurriculares do Ao Cubo podem fazer a diferença na vida escolar?