Aprendizagem cooperativa: o que é e qual a importância na formação dos alunos

Você já parou para pensar no significado de “sociedade”? A primeira definição que encontramos se refere ao “agrupamento de pessoas que vivem em estado gregário e em cooperação mútua”. Ou seja, para que todos vivam bem, é preciso pensar no melhor para o grupo e não somente para si.

Começamos a entender a noção do que é o bem-estar comum, primeiramente, no núcleo familiar, mas  a escola é fundamental para aprendermos a sua real importância. Hoje vamos falar sobre a aprendizagem cooperativa e por que ela pode fazer toda a diferença não só na formação acadêmica, mas também na formação do indivíduo.

  1. O que é aprendizagem cooperativa
  2. Qual a importância da aprendizagem cooperativa na formação dos alunos
  3. Quais os benefícios da aprendizagem cooperativa para os alunos
  4. Como trabalhar a aprendizagem cooperativa em sala de aula
  5. Aprendizagem cooperativa no Ao Cubo: como acontece na prática

O que é aprendizagem cooperativa

Você pode estar pensando que, quando o professor propõe um trabalho em grupo, já está exercendo a aprendizagem cooperativa, mas a lógica vai muito além disso. A aprendizagem colaborativa e aprendizagem cooperativa são metodologias para incentivar cada um a contribuir em  um projeto ou em  uma tarefa.

Na aprendizagem cooperativa, o sujeito é responsável pela sua aprendizagem, mas ele consegue compreender o valor da colaboração do outro e também entender que as chances para que essa solução alcance a expectativa desejada aumentam consideravelmente ao pensar na resolução de um problema em conjunto.

Qual a importância da aprendizagem cooperativa na formação dos alunos

A aprendizagem cooperativa produz maior rendimento, porque incentiva o aluno a pesquisar, ler, investigar, formular hipóteses e trocar ideias. 

Ao propor uma aula em que o diálogo passa a ser o ponto de partida para o conhecimento, a aprendizagem cooperativa permite que o sujeito desenvolva sua oralidade, além de trabalhar, também, outros aspectos significativos como a criatividade, a ética, o respeito, a reflexão, entre outros. 

Isso acaba sendo vantajoso não só para a construção e ampliação de conhecimento, mas também para a aptidão do aluno nas relações interpessoais, que se tornarão ainda mais necessárias quando ele se tornar adulto.

Quais os benefícios da aprendizagem cooperativa para os alunos

A prática da aprendizagem cooperativa na sala de aula traz muitos benefícios para o aluno. Entre eles podemos citar os seguintes:

  • A socialização passa a integrar, de modo planejado e controlado, a rotina escolar, algo importante também pelo fato de os alunos ainda estarem em fase de  readaptação presencial, depois de um longo período de pandemia. 
  • A autonomia também é estimulada , já que cada um tem um papel fundamental para cumprir durante o projeto ou a tarefa em sala de aula.
  • Ao compartilhar um dever com o outro, o aluno desenvolve  um gosto maior pelos estudos, vendo o processo de forma mais divertida.
  • A troca de experiências exercita  competências socioemocionais que serão imprescindíveis no futuro, como a empatia.
  • A conexão entre o professor e o aluno melhora , tornando as aulas mais ricas.

Como trabalhar a aprendizagem cooperativa em sala de aula

Estudiosos da área da educação, como David W. Johnson e Roger T. Johson, determinaram cinco princípios que devem ser levados em consideração para o trabalho de aprendizagem cooperativa e que trazem resultados positivos ao se propor uma atividade ou projeto para os alunos:

  • O aluno precisa se sentir seguro e ver, dentro do ambiente escolar, um ponto de apoio para expor suas ideias.
  • Todos do grupo precisam ser incentivados a assumir a responsabilidade na realização do trabalho, afinal um vai depender do outro para sua finalização.
  • Atividades presenciais têm mais chances de atender ao propósito.
  • É preciso, além do conteúdo acadêmico necessário para a realização da tarefa, desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos.
  • Ressaltar a importância do coletivo e não do pensamento individual. 

Aprendizagem cooperativa no Ao Cubo: como acontece na prática

O propósito do Colégio Ao Cubo é oferecer um ensino que traz resultados acadêmicos, com aprovações para universidades, e muito mais, com um forte trabalho de educação socioemocional. Por isso, o colégio também direciona seu foco para a formação social, cultural e emocional dos alunos. 

Queremos ser um espaço de amadurecimento, de criação de relações interpessoais, desenvolvimento de autonomia e compreensão do papel de um indivíduo na sociedade e fazemos isso por meio de alguns projetos como a Revista Cubista.

Dessa forma, o colégio desenvolve projetos para ser a cada dia um espaço de amadurecimento, criação de relações interpessoais, desenvolvimento de autonomia e compreensão do papel de um indivíduo na sociedade. Entre esses projetos, destaca-se a Revista Cubista, um periódico produzido integralmente por estudantes do colégio em todas as suas etapas: escolha de pautas, diagramação, redação de textos etc. 

Essa  revista traz não apenas  notícias relacionadas ao colégio, mas também assuntos atuais, dicas culturais e muito mais. Ver essa troca de conhecimento, de ideias e ideais dos alunos nos enche de orgulho e proporciona uma sensação de que eles estão cada vez mais preparados para a vida adulta, inclusive no mercado de trabalho. Outro exemplo desse trabalho são as atividades formativas, avaliações em grupos que compõem uma parte da nota trimestral em todas as disciplinas. Nelas, além de um aprendizado acadêmico, há um forte estímulo à criatividade e à colaboração dentro de cada grupo.

Quer entender  como a nossa metodologia de ensino tem feito a diferença na vida acadêmica e pessoal de nossos alunos?

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